POR RACHEL CAVANAUGH
A chuva é uma realidade quando você brinca ao ar livre e, se não quer que ela estrague sua diversão, você precisa saber como se manter seco. Uma das coisas mais úteis que você pode fazer é investir em um par de bota impermeável de alta qualidade. Mas que tipo você deve procurar? E quais qualidades você deve considerar?
Que tipo de sapato impermeável é melhor para mim?
Já se foi o tempo em que os calçados impermeáveis eram restritos àquelas galochas gigantes de borracha com as quais você vê crianças chapinhando em poças de lama. No mundo de hoje, os sapatos impermeáveis são consideravelmente mais versáteis. Eles vêm em uma ampla variedade de estilos, todos feitos com materiais variados para diferentes atividades. Alguns, por exemplo, são construídos com borracha ou couro mais espesso e rígido, enquanto outros são projetados com malhas e malhas mais flexíveis.
Existem quatro tipos principais de calçados para clima chuvoso: botas de chuva, botas de caminhada, tênis de caminhada e tênis de corrida. Certos estilos são projetados para serem resistentes e robustos com recursos totalmente à prova d’água, enquanto outros são mais resistentes à água para fornecer elasticidade e respirabilidade extras. Também existe uma grande variedade de opções de isolamento.
Dado esse espectro, é útil fazer duas perguntas principais antes de decidir sobre calçados impermeáveis:
1. O que estou fazendo? Antes de comprar sapatos novos, pense no que você mais fará com eles. Você fará caminhadas ou mochila? Corrida em trilha ou corrida urbana? Raquetes de neve ou trekking de inverno? Dependendo do tipo de atividade, você pode preferir botas a sapatos (há uma diferença entre botas e sapatos de caminhada) e o tipo de material também pode fazer a diferença. As atividades na neve costumam ser melhores com botas mais grossas, por exemplo, enquanto tênis para caminhada ou tênis de trilha costumam ter melhor desempenho em terreno molhado.
2. Quão frio está? A temperatura também desempenha um grande fator no tipo de calçado que você seleciona. Quanto mais frio estiver, mais isolamento você desejará, então pense cuidadosamente sobre o clima em que você estará e que tipo de elementos climáticos você enfrentará. Se você estiver caminhando na neve, por exemplo, você vai querer uma bota quente e bem isolada, enquanto uma caminhada por uma floresta tropical quente e úmida pode ser melhor com um sapato de malha mais fino e respirável.
Existem três tipos principais de tecnologia de calçado impermeável, cada um dos quais funciona de forma diferente e é mais adequado para diferentes tipos de clima e atividades.
1. OutDry ™ (para chuva forte e neve): Se você estiver ao ar livre em condições adversas sob chuva ou neve média a forte, esta tecnologia à prova d’água extra forte fornecerá toda a proteção necessária para permanecer totalmente seco e confortável. Um material impermeável e respirável é moldado a quente diretamente no tecido externo para criar uma barreira de peça única que não deixa lacunas ou costuras para a entrada de água.
2. “ Omni-Tech™ (para chuva e neve médias):” Para chuva e neve mais leves a médias, esta tecnologia oferece uma barreira respirável à prova d’água de múltiplas camadas. A construção impermeável e respirável de múltiplas camadas permite que o excesso de umidade escape através das camadas.
3. “ Omni-Shield™ (para chuva leve e umidade):” Se suas aventuras envolverem chuva leve e umidade, esta tecnologia oferece um acabamento repelente à água na parte externa do calçado. O acabamento repele a umidade, evitando que ela seja absorvida pelo tecido externo (ou couro), permite máxima flexibilidade e respirabilidade e reduz manchas.
O que mais devo considerar?
Além dos recursos à prova d’água, há vários outros fatores a serem considerados ao escolher sapatos para chuva:
• Tração: Uma tração confiável é sempre importante, mas quando você escolhe calçados impermeáveis, é extremamente crítico, pois é mais provável que você enfrente condições escorregadias, como chuva, gelo, lama e neve.
• Amortecimento: quer você esteja caminhando, correndo, andando com raquetes de neve ou participando de outras atividades ao ar livre, você quer estar confortável. Procure calçados com boa absorção de choques e amplo amortecimento.
• Controle do suor: Ninguém gosta de pés pegajosos e fedorentos, por isso o controle do odor também é importante. Recursos como tecidos e forros que absorvem a umidade ajudam a controlar a umidade interna e a transportá-la para a camada externa do tecido, onde pode secar mais rapidamente.