A cola de sapateiro é vegana? – Tudo o que você precisa saber

Sempre que posto um guia de calçados veganos recomendando calçados que não contenham materiais de origem animal (como couro, camurça, pele, lã, seda, etc.)… Às vezes me perguntam: a cola de sapateiro é vegana?

cola de sapateiro

Pesquisei e neste post estou compartilhando tudo que descobri sobre colas para calçados e sua história, origem, porque não é vegano e como saber quando é vegano?

Além disso, enviei um e-mail para um grupo de empresas de calçados não-veganas e veganas perguntando sobre suas colas para calçados e perguntei nas redes sociais o que vocês acham dos sapatos veganos feitos com colas de origem animal. Aqui está o que descobri.

A cola para sapatos é vegana?
Historicamente, a cola para calçados costumava ser feita de colágeno animal, um processo em que ferviam ossos, peles, tendões e tecido conjuntivo de animais.
Mas os adesivos de origem animal ainda são usados pelos fabricantes de calçados hoje?

Na verdade. A maioria das empresas de calçados agora usa adesivos sintéticos porque são mais baratos de fabricar e geralmente melhores do que as colas de origem animal em termos de qualidade, consistência e eficácia.

Embora a cola de base sintética e vegana seja mais comumente usada hoje em dia, como aprendi enviando e-mails para várias empresas de calçados, não há garantia de que todas as empresas de calçados estejam atualmente usando adesivos sintéticos.

Como saber se os sapatos são feitos com cola vegana?
Como os sapatos geralmente não vêm com uma etiqueta revelando a origem de suas colas, não há outra maneira de saber se as colas contêm subprodutos animais ou não, a menos que você pergunte diretamente aos fabricantes.

Eu sei que entrar em contato com todas as marcas de calçados para perguntar sobre a origem ou origem de suas colas exige muito trabalho e pode ser demorado, mas é realmente a única maneira de ter certeza.

E quanto aos sapatos veganos certificados? Podemos confiar nessas certificações e nos seus padrões de verificação de sapatos veganos e sua cola?

Enviei um e-mail para duas das organizações mais populares que certificam calçados veganos para perguntar sobre seus critérios ao certificar calçados como “veganos”.

Cola à base de animais: quebra de acordo ou não?
Perguntei nas redes sociais: é um problema se seus sapatos veganos contiverem colas de origem animal?
Alguns responderam dizendo que não tinham ideia ou que teriam pensado em investigar a origem da cola ao comprar sapatos veganos.

Alguns de vocês disseram que isso era absolutamente um problema e que não podemos rotular sapatos como veganos se as colas contiverem subprodutos animais.

E aí alguns disseram que você faz o possível para comprar sapatos 100% veganos e isso também inclui a cola. Mas se você precisar de sapatos e a fonte da cola não for clara, tudo bem, porque uma ação imperfeita é melhor do que nenhuma ação.

O que fazer agora:
Se você deseja comprar exclusivamente sapatos 100% veganos que também incluem a cola, procure sapatos certificados pela Vegan Society ou entre em contato com os fabricantes para confirmar se suas colas são realmente veganas.

E se isso não é um problema para você e você tenta fazer o seu melhor comprando sapatos que não sejam de couro e que não sejam de material animal, que podem ou não conter colas de origem animal, então tudo bem também.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *