A interface da rasteira feminina e do pedal é extremamente importante quando você usa um pedal plano em sua mountain bike. Uma má conexão entre a sola do sapato e o pedal pode fazer com que o pé escorregue e salte no pedal e perca o controle da bicicleta. Portanto, é importante entender como esses dois componentes funcionam juntos e conhecer os diferentes tipos de calçados e pedais antes de comprar.
Como o nome sugere, um pedal plano é um pedal de plataforma tradicional. Esses pedais normalmente têm pequenos pinos que prendem a sola do calçado, o que cria uma conexão entre o calçado e o pedal. As solas planas dos pedais geralmente são feitas de uma borracha macia e aderente que ajuda os pinos do pedal a penetrarem na sola do sapato.
No entanto, nem toda borracha é igual e existem grandes diferenças entre os fabricantes no que diz respeito ao quanto a borracha adere ao pedal e quão macia ela é. Outro fator no design da sapata de pedal plana é a entressola. Faz parte do calçado acima da sola, combinando a sola e a palmilha. Os materiais usados na entressola podem afetar a forma como o calçado permanece conectado ao pedal. Alguns materiais são projetados para amortecer as forças da trilha, evitando que o calçado salte no pedal em terrenos acidentados.
Por que pedais e sapatos planos?
Uma vantagem é que permite mais liberdade para ajustar a posição do pé no pedal e colocar o pé no chão. Muitos ciclistas dirão que têm mais confiança em pedais planos porque conseguem pisar rapidamente sem precisar soltá-los, especialmente quando os ciclistas estão aprendendo novas habilidades ou tentando trilhas mais difíceis. Os pedais planos também permitem que você se separe da bicicleta em caso de colisão.
Do ponto de vista técnico, as sapatilhas planas ajudam você a aprender técnicas adequadas para manobras, como levantamento de rodas, porque seu pé não fica preso no pedal. Quando chega a hora de caminhar com sua bicicleta, os pedais planos geralmente são mais confortáveis, pois não há presilha de metal na parte inferior para interferir no posicionamento do pé. Eles também não têm abertura para presilha, que pode facilmente ficar coberta de lama em condições úmidas, o que dificulta o corte.
Algumas pessoas afirmam que os flats são menos eficientes para pedalar, já que você não consegue subir até o topo do curso como faria com os pedais clipless. No entanto, isso está em debate, pois alguns estudos mostram que puxar o pedal pode não ser tudo o que se imagina e que a eficiência da pedalada tem mais a ver com a pedalada. Deixaremos você ser o juiz deste tópico altamente debatido.
Que tipo de piloto você é?
Antes de decidir que calçado comprar, você deve determinar seu tipo de pilotagem preferido. Você adora fazer cross-country? Percorrendo trilhas ou montanhas? Ou você prefere andar em declive? Depois de decidir, você estará no caminho certo para restringir as opções.
Pelo país
Se você gosta de trilhas fluidas, recursos mínimos e quilômetros longos e rápidos, um calçado leve e rígido com boa transferência de potência para eficiência de pedalada é uma prioridade máxima.
Os ciclistas de cross-country preferem calçados leves e rígidos, que sejam mais fáceis de girar e reduzam a fadiga em longas distâncias. A transferência de força também é importante para os pilotos de cross-country, por isso um calçado com sola intermediária mais rígida e sola com excelente aderência é o que você deve procurar.
Trilha e All-Mountain Riding
Se você prefere trilhas com características, desafios técnicos ou grandes descidas, provavelmente vai querer um calçado que ofereça equilíbrio entre proteção, aderência, rigidez e peso.