Um guia para escolher bota impermeável perfeita

Comprar bota impermeável perfeita pode ser uma tarefa árdua. Com tantos tipos, materiais e designs, pode ser difícil saber por onde começar. Mas não tema, porque este guia o ajudará a aprender os principais itens a serem observados ao comprar calçados impermeáveis. Desde a escolha dos materiais certos até encontrar o melhor ajuste e estilo, orientaremos você em tudo o que você precisa saber para fazer a compra certa.

bota impermeável

Resistente à água vs. à prova d’água
Botas impermeáveis e resistentes à água são dois termos frequentemente usados de forma intercambiável, apesar das diferenças distintas que dizem respeito principalmente ao nível de proteção que seus pés recebem.

Os sapatos impermeáveis são projetados para serem 100% impenetráveis à água e a quaisquer outros elementos, e podem ser submersos sem que qualquer umidade penetre. . Mas eles não são completamente impermeáveis, o que significa que você não pode submergi-los e esperar que permaneçam secos por dentro. Basicamente, as membranas repelentes à água usadas em calçados resistentes à água são projetadas para protegê-lo de respingos e pequenas quantidades de água e não suportam chuva forte ou poças profundas.

Portanto, resumindo, as botas impermeáveis são obrigatórias para atividades que envolvam exposição prolongada à água ou lama ou que tenham probabilidade de isso acontecer, como pesca, caça de aves aquáticas e jardinagem. Os sapatos repelentes de água são uma excelente escolha para uso diário em tempo chuvoso ou com neve ou para atividades ao ar livre onde você pode enfrentar orvalho ou chuva fraca, como caminhadas, mochilas ou caça a veados.

Os benefícios e pontos negativos de botas e sapatos impermeáveis
Botas impermeáveis são excelentes para proteger os pés da umidade externa, mas podem não ser a melhor escolha quando se trata de conforto e respirabilidade.

O problema é que a maioria dos designs verdadeiramente à prova d’água são construídos com materiais impermeáveis, como borracha ou neoprene. A falta de circulação de ar significa que seus pés ficam suados muito rapidamente e, como o suor não consegue escapar da bota, assim como a água externa não consegue entrar, você fica com os pés quentes e fedorentos. É por isso que é fundamental usar um bom par de meias de lã, conhecidas por suas excelentes qualidades de absorção de umidade.

Além disso, algumas botas impermeáveis podem ser bastante pesadas e volumosas e causar desconforto se usadas por longos períodos.

Por fim, botas e sapatos projetados com recursos destinados a compensar as desvantagens mencionadas têm um preço alto e podem não caber no orçamento de todos.

Os benefícios, no entanto, valem a pena perseguir. Botas de chuva, botas de neve e botas isoladas com impermeabilização são ótimas para proteger seus pés em tempo úmido ou com neve. Eles não apenas mantêm os pés secos, mas também fornecem calor e isolamento contra o frio. Projetos de última geração também são muito duráveis e suportam muito desgaste.

O que torna botas e sapatos impermeáveis
Ao contrário das botas resistentes à água feitas de materiais respiráveis e porosos que permitem a passagem de algum vapor de água, as botas impermeáveis são feitas de materiais impenetráveis à água, como borracha, couro de flor integral e materiais sintéticos como o neoprene.

Botas de borracha são normalmente a opção mais acessível e oferecem proteção adequada contra água. No entanto, eles podem ser incômodos e desconfortáveis de usar por longos períodos. Botas de couro são uma opção mais estilosa com proteção contra água, mas custam significativamente mais. Botas de neoprene como Muck Boot ou Xtratuf são um excelente compromisso, oferecendo conforto flexível e proteção sonora contra água. Eles também têm preços razoáveis.

Agora, você provavelmente já ouviu falar do material Gore-Tex. É um tecido popular usado em muitas roupas e calçados para atividades ao ar livre comercializados como impermeáveis e respiráveis. No entanto, embora sejam altamente resistentes à água, os sapatos Gore-Tex NÃO são 100% à prova d’água.

Gore-Tex tem uma estrutura que consiste em milhões de minúsculos poros que são 20.000 vezes menores que uma gota de água, mas 700 vezes maiores que uma molécula de vapor úmido. Permite que o vapor passe facilmente através da membrana, mas impede a entrada de água líquida. No entanto, ainda poroso, o Gore-Tex não impedirá que a água penetre nas suas botas com o passar do tempo.

Se você quiser botas impermeáveis feitas com Gore-Tex, você pode querer um par tratado adicionalmente com Repelente de Água Durável (DWR).

Além disso, preste atenção nas costuras da bota em questão, pois são o ponto mais fraco. Os modelos verdadeiramente à prova d’água terão costuras mínimas ou costuras seladas.

Tipos de botas e sapatos impermeáveis
Aqui está uma visão geral de alguns tipos populares de calçados impermeáveis e por que eles são perfeitos para o trabalho para o qual foram projetados.

Botas e sapatos para caminhada
Em primeiro lugar, há uma diferença entre os dois. Os calçados para caminhada tendem a ser mais leves e respiráveis, o que os torna ótimos para caminhadas mais curtas ou trilhas que exigem proteção mínima para os pés. Botas de caminhada impermeáveis oferecem mais estabilidade devido ao suporte estendido no tornozelo e apresentam proteção reforçada nos dedos para maior durabilidade.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *