Sapatos de barco
Sapatos de barco /rasteira feminina nas docas – o guarda-roupa conceito
Também conhecidos como cais, os sapatos de barco foram originalmente criados na década de 1930 para os marinheiros, para evitar que escorregassem no convés. Eles são semelhantes aos mocassins e normalmente são feitos de lona, camurça ou couro com sola de borracha que não deixa marcas, proporcionando máxima aderência.
Eles têm parte superior costurada à mão e solas de borracha antiderrapantes. Com lindos cadarços, eles são perfeitos tanto para looks formais quanto casuais. Eles combinam com qualquer estilo e qualquer peça básica. Para um look casual combine-os com jeans, leggings ou calças de algodão.
Sapatos de lona
Canvas Shoes Flats – o conceito de guarda-roupa
Os sapatos de lona, ou sapatos esportivos, recebem esse nome devido ao material de que são feitos. A lona é um tecido resistente que recebe tratamento para deixar o calçado ainda mais resistente. A sola é de borracha ou goma.
Frequentemente associados a esportes como o softball, eles rapidamente encontraram seu caminho no mundo da moda com seus cadarços de estilo único, cores e padrões brilhantes.
Pela sua origem, os sapatos de lona têm um visual um pouco mais esportivo, mas são uma ótima opção para o uso casual por serem confortáveis e práticos. O sapato de lona mais icônico é produzido pela Converse.
Treinadores
Trainers Flats Shoes – o conceito de guarda-roupa
Os tênis de treino são frequentemente confundidos com tênis de corrida. Os treinadores são feitos principalmente para movimentos multidirecionais, como pular, quebrar e mudar de direção rapidamente. Possuem sola mais plana para permitir mais agilidade e flexibilidade.
Os tênis são calçados de treino confortáveis porque são bem acolchoados, elásticos e têm um ajuste semelhante a uma meia. Feitos com materiais de alta qualidade, eles podem ser usados com ou sem cadarços. Embora sejam destinados ao treino, os tênis agora são aceitáveis para uso em atividades casuais do dia a dia.
Oxfords
Oxfords Shoes Flats – o conceito de guarda-roupa
Oxfords são sapatos sociais tradicionais britânicos com cadarços fechados – ou seja, os cadarços são presos sob a gáspea. Originalmente um sapato masculino, também pode ser usado por mulheres.
Tradicionalmente feitos de couro, eles agora são feitos de uma variedade de materiais, incluindo couro de bezerro, couro sintético e genuíno, camurça e lona. Além do preto ou marrom, esses sapatos estão disponíveis em várias cores, mas geralmente são lisos.
Os Oxfords conferem um visual elegante de academia e, embora fossem sapatos simples e formais, evoluíram para uma variedade de estilos adequados para uso formal ou casual.
Monges
Monks Shoes Flats – o conceito de guarda-roupa
Também originalmente um sapato masculino, os monges também podem ser usados por mulheres. Elas datam da época em que os monges procuravam uma alternativa às sandálias.
Os monges são sapatos baixos presos por tiras que passam pelo peito do pé e afivelados na lateral em vez de cadarços. Eles estão disponíveis principalmente em camurça e às vezes em brogue.
Os sapatos com tira monge simples são mais atemporais e chiques e são mais comuns, enquanto os sapatos com tira monge dupla têm um toque militar.
São sapatos semiformais, menos formais que os oxfords e uma alternativa alegre aos cadarços.
Brogues
Sapatos Brogues Flats – o guarda-roupa conceito
Embora originalmente seja um sapato masculino, o sotaque nos últimos anos se tornou moda para as mulheres.
Os Brogues ficam confortavelmente entre os sapatos Oxford e Monk. Apesar disso, o brogue é um sapato independente que possui padrões decorativos e perfurados na ponta. Eles também são conhecidos como biqueiras e sapatos com ponta de asa. Os brogues para mulheres geralmente têm sola grossa e atacadores elegantes e são tradicionalmente feitos de couro. Estão disponíveis em várias cores e padrões, bem como no clássico couro preto ou marrom.
Os brogues são tão versáteis quanto qualquer sapato baixo, mas parecem mais formais e masculinos.
Sapatos Derby
Derby Shoes Flats – o guarda-roupa conceito
Os sapatos Derby, ou Gibson, são outro exemplo de calçado masculino que passou para o lado feminino.
Parecendo semelhantes aos sapatos Oxford, eles são na verdade o oposto. Enquanto nos Oxfords os cadarços dos sapatos são presos abaixo da gáspea (cadarço fechado), nos sapatos Derby eles podem ser encontrados em cima da gáspea – cadarço aberto.
A parte de trás do sapato é costurada na parte superior da frente, criando assim uma grande abertura onde ficam os cadarços. Tradicionalmente confeccionados em couro, as cores clássicas são o preto e o marrom. Para dar um visual mais casual, esses sapatos agora estão disponíveis em diversas cores e materiais diversos.
Um Derby é menos formal que um Oxford e pode ser usado tanto com roupas formais quanto casuais, dependendo do estilo do calçado.