Nossos sapatos de estabilidade favoritos
O Saucony Guide 16 (feminino e masculino) surpreendeu alguns dos nossos testadores com o quão confortáveis se sentiram, dada a rigidez das versões anteriores do Guia. Essa mudança perceptível não significa que sejam menos estáveis; uma peça de suporte medial cria um efeito de orientação, ajudando a estabilizar os sapatos – uma grande vantagem para um testador que é pronador de pés chatos. Experimentando os Saucony Guides pela primeira vez, este testador notou como era difícil encontrar tênis para academia masculino de estabilidade responsivos, mas com amortecimento, e os Guide 16s verificaram todas as caixas. Eles disseram que este par oferece “um passeio incrivelmente fácil e suave”.
Uma palmilha grossa aumenta o nível de conforto e, embora alguns testadores tenham dito que os Guide 16s (8,8 onças) parecem mais pesados do que outros calçados de estabilidade, eles ainda têm certa elasticidade. Um testador observou que o contorno da sola, junto com a queda do calcanhar aos dedos do pé, cria um efeito de balanço “que parece que está me impulsionando para frente”. Outro testador não se sentiu particularmente impulsionado pelos Guide 16s, mas eles ainda “rolaram felizes” nas corridas. “Não é desajeitado”, acrescentaram. “O design parece buscar uma sensação mais responsiva e dinâmica, e tive alguns vislumbres disso.”
Em nossa experiência, o Guide 16s realmente não precisou de tempo para ser retirado da caixa. Vários testadores notaram que seus pés estavam travados – principalmente quando usavam presilhas extras para os cadarços – mas a maioria apreciou esse grau extra de estabilidade.
As opções de cores são limitadas, principalmente para tamanhos largos (três opções para homens e mulheres, em oposição às nove a 11 nos tamanhos normais). Como observou um testador, alguns corredores optam pelas marcas apenas pelas cores, e “nenhuma das cores divertidas está disponível em geral”.
Deixando de lado as cores gerais, o Guide 16 é um calçado mais estável e flexível do que seus antecessores, que também foram escolhidos por seu perfil elegante e aerodinâmico. Simplificando, como proclamou um testador: “É muito fácil de usar”.
Faixa de tamanho: 5 a 12 (feminino), 7 a 16 (masculino); larguras regulares e largas (femininas e masculinas)
Asics GT-2000 12 (masculino)
Um sapato estável que proporciona passadas naturais
Este é o mesmo sapato, em tamanho masculino.
$ 140 da Amazon
$ 140 da Zappos
$ 140 da ASICS
O Asics GT-2000 12 (feminino, masculino) é uma atualização mais confortável da versão anterior, o GT-2000 11, que achamos excessivamente firme e nos deu pontos quentes. Não houve tais preocupações após a primeira utilização do GT-2000 12, que é mais leve que a última iteração e possui amplo amortecimento.
Nós os consideramos ótimos para corridas de recuperação e milhas fáceis, com um testador dizendo “este é o melhor calçado de estabilidade com amortecimento que experimentei em ritmos mais rápidos em termos de suporte medial”. A língua fina não tira nenhum suporte, e o GT-2000 12 tinha boa tração e era ótimo em subidas, graças ao que um testador descreveu como uma “sola intermediária macia”, que fazia o amortecimento parecer que “estava comprimindo ao redor as rochas e raízes para que o passeio fosse tão estável quanto um terreno plano.”
Outro testador que prona e tem arcos altos disse que o GT-2000 12s “não parecia pesado, era confortável, proporcionava muita estabilidade e os passos pareciam naturais”. Uma testadora disse que, embora usassem uma largura larga, os sapatos se ajustavam perfeitamente ao antepé e eles tiveram dificuldade para fazer com que as órteses se ajustassem aos sapatos; da próxima vez, eles comprariam um par de tamanho masculino. Comparado com o Saucony Guide 16, o GT-2000 12 é um pouco menos flexível.
No momento da publicação, o Asics GT-2000 10 (feminino, masculino), uma versão deste calçado que antes era uma escolha, continuava amplamente disponível.
Faixa de tamanho: 5 a 13 (feminino), 6 a 17 (masculino); larguras padrão e largas (femininas e masculinas)
O Brooks Adrenaline GTS 23 é um calçado de estabilidade maior que o Asics GT-2000 12. Ele pesa 10,1 onças (em comparação com 9,5 onças) e tem uma língua mais larga, proporcionando mais suporte em vez de amortecimento.
Nossos pés pareciam ter maior impacto ao atingir o solo com esses sapatos, criando menos esforço para pisar, o que a maioria dos testadores considerou positivo. “Isso contrasta com o que sinto em relação aos tênis com mais amortecimento, porque parece que estou afundando no chão, então faço mais esforço para sair”, disse um corredor.
Um testador novo na corrida suspeitou que eles poderiam estar em pronação e notou imediatamente um amplo apoio na planta do pé. O Adrenaline GTS 23 se tornou o calçado preferido para corridas ao ar livre, embora um testador tenha dito que se sentia mais confortável usando-o em uma esteira do que ao ar livre. Também descobrimos que eles eram escorregadios em condições de chuva – em um dia chuvoso, um testador escorregou ao descer uma escada do metrô.
O tamanho do Adrenaline GTS 23 não deteve a maioria dos nossos corredores. “Embora eu prefira tênis de corrida mais acolchoados, comecei a gravitar mais em torno deles”, disse um testador. “Eles se tornaram meu tênis de corrida fácil e padrão.”
No momento da publicação, o Brooks Adrenaline GTS 22 (feminino, masculino), que anteriormente era uma escolha neste guia, continuava amplamente disponível.
Si