Primeiro, pesquisamos dezenas de tênis para academia masculino mais populares e confiáveis. Também consultamos especialistas, que nos ajudaram a entender quais características são mais importantes a serem observadas na hora de comprar tênis de ginástica. Os especialistas com quem conversamos incluíram:
Em seguida, testamos alguns pares de sapatos no Verywell Testing Lab e outros no mundo real. No laboratório, submetemos cada calçado a uma série de exercícios e atividades típicas de academia, totalizando mais de 50 horas de testes. Fizemos uma curta corrida na esteira e andamos com cada par de sapatos. Também treinamos em pelo menos uma outra máquina de cardio, como uma bicicleta ergométrica, e fizemos um breve treino HIIT. Para testar os calçados de levantamento de peso, realizamos uma série de movimentos de levantamento que exigem ficar em pé, como agachamentos e levantamento terra.
Também usamos os sapatos andando casualmente para avaliar o conforto e suporte geral. Fizemos questão de testar os calçados em diferentes tipos de superfícies de academia, incluindo pisos emborrachados, esteiras e pisos de madeira.
Ao testar os calçados no mundo real, nós os usamos como parte de nossas rotinas diárias de exercícios. Caminhamos, corremos e nos exercitamos na academia. Também os usamos para ir e voltar da academia para avaliar se os sapatos eram versáteis o suficiente para serem usados casualmente.
No final do período de testes, avaliamos cada tênis com base no amortecimento, capacidade de resposta, conforto, ajuste, estabilidade e proteção contra bolhas e classificamos cada atributo com uma classificação de 1 (não recomendaria) a 5 (recomendaria). Em seguida, combinamos esses resultados com as orientações de nossos especialistas para criar nossa lista final de recomendações. Testamos continuamente sapatos à medida que novos modelos são lançados e continuaremos a atualizar esta história à medida que novos tênis forem disponibilizados.
O que procurar em tênis de ginástica para homens
Tipo de sapato
“Idealmente, os tênis de ginástica devem ser específicos para o esporte, dependendo do tipo de movimento”, diz William Spielfogel, DPM, podólogo certificado pelo conselho e especialista da The Good Feet Store, baseado em Nova York.
Por exemplo, levantadores de peso ou levantadores de peso devem usar sapatos com sola plana que os fixe ao solo. Se o seu tempo na academia envolve muita corrida na esteira, você pode preferir um par de tênis de corrida, especialmente se estiver correndo mais de 1,6 km. Os tênis de cross-training não têm o amortecimento tão importante para corredores de longa distância.
Os cross-trainers são uma ótima opção para calçados de ginástica versáteis porque foram projetados para serem capazes de alternar entre diferentes tipos de exercícios. “Eles devem ser leves e capazes de fornecer amortecimento para exercícios como correr e pular corda, ao mesmo tempo em que têm uma sola rígida para suportar vários exercícios de levantamento de peso e pliométricos”, diz Lauren Jenai, cofundadora da CrossFit.
Pegada
Muitas atividades na academia exigem excelente aderência nas solas dos pés. Se você está praticando boxe ou jogando raquetebol, deseja uma boa tração, especialmente em pisos escorregadios. Procure solas de borracha forradas com padrões texturizados, que proporcionarão uma forte aderência e evitarão que você escorregue e escorregue.
Amortecimento
Se você gosta de correr na esteira ou fazer exercícios de salto ou agilidade que envolvam movimentos explosivos, procure calçados com amortecimento responsivo para uma boa absorção de choques.
Apoiar
Certifique-se de que o calçado tenha estabilidade lateral e suporte suficientes para se proteger de lesões. “Para esportes onde há bastante movimento lateral, como basquete ou boxe, é essencial um suporte adequado para o tornozelo”, diz Neiman. Para quem tem problemas específicos nos pés, existem palmilhas ortopédicas, como palmilhas para pés chatos, que podem ser usadas em conjunto com os sapatos.
Ajuste e conforto
Acima de tudo, você precisa de um calçado que caiba bem e seja confortável. Sapatos mal ajustados ou desconfortáveis podem causar problemas como bolhas e escoriações, bem como várias lesões nos pés ou joelhos. Sapatos com parte superior de malha elástica e leve proporcionam um ajuste confortável e personalizado e evitam o superaquecimento dos pés.