COMO ESCOLHER TÊNIS PARA ACADEMIA MASCULINO?

Fileiras de tênis para academia masculino em caixas
Tênis de ginástica, calçados esportivos, tênis – como quer que você os chame, calçados esportivos de ajuste adequado podem melhorar o desempenho e prevenir lesões. Siga estas dicas de ajuste dos cirurgiões ortopédicos de pé e tornozelo ao comprar seu próximo par.

tênis para academia masculino

Compre sapatos em uma loja especializada, se possível. A equipe fornecerá informações valiosas sobre o tipo de calçado necessário para o seu esporte, além de ajudar no ajuste adequado.

Experimente calçados esportivos após um treino ou corrida e no final do dia, quando seus pés estiverem maiores. Ajuste o sapato ao pé maior.

Use o mesmo tipo de meia que usaria para esse esporte.

Volte a amarrar os sapatos. Você deve começar pelos ilhós mais distantes e aplicar pressão uniforme enquanto cria um padrão de cadarço cruzado na parte superior do sapato.

Verifique o ajuste. Quando o sapato estiver em seu pé, você poderá mexer livremente os dedos dos pés. Certifique-se de colocar pelo menos um polegar entre o dedo mais longo e a ponta da biqueira do sapato. Os sapatos devem ser confortáveis assim que você os experimentar. Não planeje que eles se encaixem melhor depois de “arrombá-los”.

Caminhe ou corra alguns passos com os sapatos e certifique-se de que sejam confortáveis.

Verifique o calcanhar. O sapato deve segurar firmemente o calcanhar e o calcanhar não deve escorregar ao caminhar ou correr.

Considere um calçado específico para esporte. Isso pode ser necessário se você pratica algum esporte 3 ou mais vezes por semana.

Troque os sapatos regularmente. Depois de 300-500 milhas de corrida ou 300 horas de exercício, o material de amortecimento de um calçado geralmente está desgastado e é hora de substituí-lo.

Que tipo de calçado esportivo devo comprar?
Os calçados esportivos podem variar em design, material e peso. Estas diferenças foram desenvolvidas para proteger as áreas dos pés que ficam mais estressadas durante uma determinada atividade atlética.

Calçados para corrida, treinamento e caminhada, incluindo calçados para caminhada, corrida e caminhada ergométrica.

Calçados esportivos de quadra, incluindo tênis, basquete e vôlei. A maioria dos esportes de quadra exige que o corpo se mova para frente, para trás e para os lados. Como resultado, a maioria dos calçados esportivos de quadra estão sujeitos a abusos pesados.

Calçados esportivos de campo, como futebol, futebol americano e beisebol. Esses sapatos são com travas, tachas ou pontas. As formações de pontas e pinos variam de esporte para esporte, mas geralmente há travas, pontas ou pinos substituíveis ou removíveis fixados em solas de náilon.

Calçados esportivos de atletismo que geralmente vêm em vários modelos para atender às necessidades específicas e aos estilos de treinamento de cada corredor.

Calçados esportivos especializados, incluindo calçados para golfe, dança aeróbica e ciclismo.

Calçados esportivos ao ar livre, incluindo calçados usados para atividades recreativas, como caça, pesca e passeios de barco.

O que devo procurar em um calçado esportivo?
Tênis de corrida
O pensamento convencional sugere que um bom tênis de corrida deve ter amplo amortecimento para absorver choques, mas há defensores de tênis de corrida minimalistas que quase não possuem amortecimento. Não existem dados para dizer qual tipo de sapato é melhor.

Se você escolher um calçado com amortecimento, procure absorção geral de choque, flexibilidade, controle e estabilidade na área do contraforte do calcanhar (uma inserção rígida usada para reforçar o calcanhar de um calçado), bem como leveza e boa tração. Esses recursos podem ajudar a prevenir dores nas canelas, tendinites, dores no calcanhar, fraturas por estresse e outras lesões por uso excessivo.

Sapatos de caminhada
Se caminhar é a sua atividade preferida, procure um calçado leve com absorção extra de choques no calcanhar e principalmente sob a planta do pé. Isso ajudará a reduzir a dor no calcanhar, bem como a queimação e a sensibilidade na planta do pé (metatarsalgia). Um calçado com sola ligeiramente arredondada ou oscilante (toda a parte do calçado que fica abaixo do pé) também ajuda a estimular o movimento natural do pé durante o movimento de caminhada. Você também deve procurar uma parte superior macia e confortável (toda a parte do sapato que cobre o pé) e um piso liso (a parte da sola que toca o solo).

Sapatos aeróbicos
Os calçados para condicionamento aeróbico devem ser leves para evitar a fadiga dos pés e ter absorção extra de choques na sola, abaixo da planta do pé, onde ocorre maior estresse. Se possível, treine em uma superfície macia (por exemplo, um carpete).

Tênis
Os tenistas precisam de um calçado que apoie o pé durante movimentos rápidos de um lado para o outro ou mudanças de peso. Procure um calçado que proporcione estabilidade na parte interna e externa do pé. A flexibilidade na sola abaixo da planta do pé permite movimentos rápidos e repetidos para frente para uma reação rápida na rede. Em quadras macias, use um calçado com sola mais macia que permita melhor tração. Em quadras duras, você quer uma sola com maior piso.

Tênis de basquete
Se o seu esporte é basquete, escolha um calçado com sola grossa e rígida. Isso dá estabilidade extra ao correr na quadra. Um sapato de cano alto pode fornecer suporte adicional, mas não diminui necessariamente o risco de entorse ou lesão no tornozelo.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *