A estilista Sarah Nearis define bota tratorada como “uma bota que cobre todo o pé e corta no tornozelo ou um pouco acima”. Este estilo é uma ótima opção para o outono e a primavera, quando o tempo está começando a esfriar, mas pode não estar fresco o suficiente para justificar botas de cano alto ou até a coxa. Gosto especialmente de usá-los com jeans largos – principalmente quando as botas têm um pouco de salto.
Nearis define cano alto como “botas que vão até o joelho ou logo abaixo”. Este estilo pode ser meu favorito, especialmente quando o tempo fica frio e eles adicionam uma camada extra de calor muito necessária. Além de sua funcionalidade, as botas de cano alto também podem deixar uma roupa chique sem esforço.
Você está querendo adicionar alguns centímetros à sua roupa do dia a dia? As botas com plataforma devem ser a sua escolha. A silhueta moderna adorada nos anos 80 e 90 está em toda parte, então você não deverá ter problemas para encontrar um par que ame. Escolha entre opções super robustas e estilos de plataforma mais sutis para personalizar seu visual. Além disso, um par confiável de botas de plataforma pode substituir com eficácia o par de saltos desconfortáveis que você costuma usar para sair à noite. Você provavelmente descobrirá que os botins plataforma são a versão mais popular disponível no momento e vêm em todas as cores que você possa imaginar.
Esta bota clássica vem em todas as alturas de salto e formatos de biqueira, mas a característica mais distintiva de uma bota Chelsea são os painéis laterais. “A bota Chelsea é uma ótima bota que tende a ter um design mais casual”, diz Nearis.” São ótimas botas para o dia a dia e geralmente têm painéis elásticos, o que as torna fáceis de calçar e tirar.”
Curiosidade: o primeiro desse estilo foi feito por J. Sparkes-Hall para a Rainha Vitória em 1851 porque ela queria um par de botas sem cadarços, embora as botas Chelsea como as conhecemos hoje não tenham se tornado populares até o Anos 50 e 60. Agora, elas são um guarda-roupa atemporal para homens e mulheres, e há muitas maneiras divertidas de estilizar as botas Chelsea.
Falando em calçados funcionais, você sempre precisará de um par de botas impermeáveis, desde botas de neve até botas de chuva, para aguentar as tempestades de inverno. Felizmente, os calçados impermeáveis já percorreram um longo caminho em termos de designs elegantes, com muitas empresas como a Hunter dando ao calçado uma aparência mais elevada, como evidenciado pela foto acima.
Ao contrário dos botins, que às vezes deixam partes da pele expostas aos elementos rigorosos do inverno, as botas de cano alto protegem você – literalmente. O estilo clássico apresenta uma haste que atinge o meio da coxa, muitas vezes ajustada às pernas, sem deixar ondulações e saliências estranhas. Nearis chama o estilo de “uma opção sexy e divertida”, sugerindo que trabalhem “com um vestidinho para mostrar as pernas”. Combine-os com meias, jeans, saias, vestidos e muito mais.
Uma bota estilete nunca ficará desatualizada, embora o estilo de salto gatinho tenha voltado nas últimas temporadas. O salto skinny pode ser usado em qualquer estilo de calçado, desde a bota Chelsea até opções de cano alto, e fica melhor quando usado com peças sob medida. Pense na bota estilete como uma alternativa aos sapatos de escritório para o outono/inverno. Você ainda mantém a confiança que obtém com os saltos normais, além do aumento de altura.
Quanto mais avançamos, mais os designers olham para os arquivos em busca de inspiração nas silhuetas dos sapatos – uma dessas silhuetas é a bota de cowboy, que tem sido renovada sazonalmente. Agora existe uma grande variedade de estampas, cores e texturas fora do couro bovino. Para esta temporada, você encontrará de tudo, desde uma opção de salto gatinho até um design metálico em formato de bico pontudo. Um brinde a canalizar o Velho Oeste Selvagem do jeito 2022 com essas opções de calçados de inspiração ocidental.