Se você me pedisse para citar o erro nº 1 que as pessoas cometem ao comprar botas, eu não hesitaria em responder:
“Comprar bota branca que não servem.”
Porque botas não são tênis. Elas precisam ser arrombadas. Nenhum par de botas será 100% confortável desde o início.
O bom é que você pode saber se a bota se encaixa corretamente seguindo 4 dicas simples de ajuste de bota que vou compartilhar com você hoje.
Nota lateral: escrevi este guia para ajudá-lo a obter um ajuste adequado em botas táticas, de combate e militares.Mas as dicas de tamanho de botas que vou compartilhar com você se aplicam a todos os tipos de botas.
Como as botas devem caber: resumo de 30 segundos
Todo o seu pé deve estar confortável, EXCETO o calcanhar. Seu calcanhar sempre escorregará um pouco em uma bota nova e bem ajustada. O deslizamento desaparecerá quando você quebrar a bota.
Tenha um pouco de espaço de manobra para os dedos dos pés na frente das botas. Seus pés vão inchar à noite, e é por isso que você precisa desse espaço extra.
A planta do pé deve ficar na parte mais larga da sola da bota, ou seja, a parte mais larga do pé precisa ficar na parte mais larga da bota.
Use meias grossas ao experimentar as botas. A maioria das botas é feita para ser usada com meias grossas. Elas também protegem você de bolhas.
Consequências para a saúde do tamanho errado da bota
Com certeza, usar botas que não servem em você é desconfortável, mas se você usar botas que não servem por longos períodos de tempo… elas podem danificar seus pés.
Aqui está o que acontece.
Se você usar botas muito grandes, seu pé não dobra no ponto de ruptura do sapato. O suporte do arco não está onde deveria estar. Isso pode causar inflamação, pés chatos e fascite plantar.
Se você usar botas muito pequenas, a parte frontal do pé fica comprimida e você pode acabar com todos os tipos de problemas desagradáveis, como joanetes e dedos em martelo.
Você pode bagunçar seriamente seus pés usando botas que não cabem. Não vale a pena em nenhuma circunstância. Então, vamos dar uma olhada em como um bom par de botas deve caber.
Dica nº 1: ponto flexível
Cada bota tem um ponto de ruptura natural – fica na parte mais larga da bota. Onde sua bota dobra quando você anda com ela, esse é o ponto flexível.
O ponto flexível é crucial para obter o ajuste certo.
O ponto flexível precisa estar devidamente alinhado com o seu pé. Seu pé dobra na ponta dos pés. É também onde a bota precisa dobrar quando você a usa.
Se sua bota dobrar no ponto errado, ela esfregará seu pé. À medida que seu pé desliza para frente e para trás quando você anda, a biqueira pode começar a beliscar seus dedos e causar bolhas e danos estruturais.
Dica nº 2: calcanhar
Mais especificamente – deslizamento do calcanhar. É um dos problemas mais comuns que você encontrará ao experimentar botas novas. Quase todas as botas terão algum deslizamento. A verdadeira questão é quanto deslizamento do calcanhar é excessivo.
Algum deslizamento do calcanhar – 1/4 “a 1/2” – está OK. Ele tenderá a se consertar quando você quebrar as botas. Portanto, não se preocupe se houver um pequeno deslizamento.
Na verdade, se não houver deslizamento, as botas ficarão muito rígidas, especialmente se as solas não dobrarem.
Agora, se você escorrega muito no calcanhar, aqui está o porquê:
A bota não está bem amarrada Solução: Empurre o calcanhar para trás e amarre bem.
A bota não está arrombada. Solução: Se o deslizamento não for muito grave, ele desaparecerá sozinho com o tempo.
A bota é muito longa para você. Solução: devolva-a ou tente inserir uma pegada no calcanhar.
A bota é muito alta para você. Solução: Devolva ou insira uma lingueta para compensar a altura.