Antes de escolher a melhor cola de sapateiro para consertar calçados, reserve alguns minutos para aprender sobre as características que afetam o funcionamento de uma cola para encontrar o produto adequado aos materiais e usos dos calçados.
Tipos de cola para sapatos
Existem três tipos gerais de cola para calçados, cada um baseado nos ingredientes ativos que criam o adesivo, incluindo uretano, cimento de neoprene e supercola, que contém cianoacrilato.
Uretano
A cola para sapatos de uretano ou borracha de uretano é um adesivo forte e à prova d’água. Também é resistente ao calor e ao frio, o que pode ajudar a evitar que os sapatos consertados se quebrem no inverno. Esta cola é usada principalmente para reparar solas de sapatos que se separaram do sapato ou que foram gravemente danificadas.
Esse tipo de cola une as duas partes do calçado com uma fórmula adesiva forte, mas o que a torna muito eficaz para reparos maiores é que ela permanece flexível após a cura da cola, para que caminhar, correr ou escalar não quebre o ligação adesiva. A cola para calçados de uretano é adequada para uso em couro, camurça, borracha, neoprene, lona e vinil, embora seja sempre melhor consultar as recomendações do fabricante ao usar um produto específico.
Cimento Neoprene
Outro tipo de cola para calçados ótima para grandes reparos é o cimento de neoprene. Essa cola é usada em uma ampla variedade de materiais para unir borracha, vinil, poliuretano, couro, algodão e outros tecidos sintéticos e tecidos frequentemente usados na fabricação de sapatos. Assim como a cola para calçados de uretano, o cimento de neoprene é à prova d’água depois de totalmente curado, o que o torna uma ótima opção para vedar furos contra água.
Os fabricantes de calçados confiam regularmente no cimento de neoprene para fornecer uma ligação forte e à prova d’água entre a sola e a sola do sapato. Porém, deve-se ressaltar que o cimento de neoprene é inflamável, por isso é importante ficar longe de chamas ao aplicar a cola e evitar colocar os sapatos perto de fontes de fogo, como isqueiro, fósforo ou fogueira.
Super cola
A supercola é o tipo de cola mais comumente usado para consertar calçados e é a mais barata, o que a torna uma excelente opção para consertar a maioria dos tipos de danos nos calçados. O ingrediente ativo da supercola é o cianoacrilato, que reage com a umidade para formar ligações fortes entre as duas superfícies em contato.
A super cola age rápido e cura quase instantaneamente, então não é preciso esperar que a cola do sapato seque. Depois de usada para consertar um sapato, esse tipo de cola pode ser usada em muitos outros itens e materiais da casa. No entanto, deve-se notar que a supercola não é tão flexível quanto a borracha de uretano ou o cimento de neoprene, portanto evite usar supercola para reparos maiores em uma área flexível do calçado.
Tempo de secagem
Dependendo do tipo de cola escolhida para fixar o calçado, o tempo de espera para a secagem do produto pode variar de alguns segundos a algumas horas. Quando isso acontecer, é sempre uma boa ideia esperar o tempo restante até que a cola do sapato esteja totalmente curada, porque o movimento flexível de um sapato pode facilmente quebrar uma ligação adesiva que não esteja totalmente endurecida.
As colas de secagem e cura rápida, como as supercolas, são uma excelente opção para pequenos consertos, como furos na sola dos sapatos, pois secam e curam em cerca de 1 minuto. Porém, para reparos maiores, como recolocar a sola na sola de um sapato, é melhor usar um adesivo mais flexível, como borracha de uretano, e esperar até que esteja totalmente curado. Consulte sempre as instruções do fabricante para identificar o tempo de secagem e cura de um produto específico.
À prova d’água
Quase todo tipo de calçado outdoor é projetado para resistir ao contato com a água, pois mesmo com cuidado o usuário ainda existe o risco de ser pego pela chuva ou pisar em uma poça. Pensando nisso, é importante investir em uma cola para calçados que também tenha sido desenvolvida para resistir à umidade.
Tipos comuns de cola para calçados, como uretano, cimento de neoprene e cianoacrilatos, são à prova d’água, mas a eficácia desse recurso normalmente depende da fórmula específica do produto e do sucesso da aplicação da cola. Seguir as instruções fornecidas pelo fabricante deve resultar na aplicação do adesivo em uma superfície limpa e seca e na união dos dois pedaços de material. Desde que a aplicação seja feita corretamente, o reparo deverá ser vedado contra danos causados pela água.
Tipo de sapatos
Ao decidir sobre uma cola de sapato para consertar um par de sapatos de trabalho favorito ou um par de sapatos sociais velhos que você precisa por apenas um dia, considere o material com que o sapato é feito. Os fabricantes de cola para sapatos geralmente listam os materiais que sua cola pode ser usada para consertar, portanto, se o couro não estiver listado nos detalhes da embalagem ou no site do fabricante, o produto não é uma boa escolha para consertar suas botas de couro.